Blog

4 fatores que influenciam na qualidade da carne suína

A carne suína tem muitas peculiaridades e alguns fatores influenciam diretamente em sua qualidade. É importante investir em conhecimento para que o melhor resultado seja obtido. Confira mais no texto a seguir!

 

 

A criação de suínos para o abate é uma atividade econômica bastante lucrativa. No entanto, para se obter o resultado desejado, é necessário prestar atenção em alguns fatores que alteram a qualidade da carne. 

Confira quatro fatores que influenciam na qualidade da carne suína a seguir. 

Do nascimento ao abate, muitos são os cuidados necessários para que a carne suína tenha uma boa qualidade. Além de uma alimentação balanceada, cuidados com a higiene e o manejo, pequenos detalhes fazem toda a diferença. 


FATORES QUE INFLUENCIAM NA QUALIDADE DA CARNE SUÍNA

1. Controle

Foi-se o tempo em que a melhor maneira de obter carne de qualidade era deixar os animais soltos e sem nenhum controle. O primeiro fator de importância para se conseguir uma boa qualidade na carne suína vem do controle de todas as etapas da criação, do nascimento ao abate. 

2. Seleção genética 

Assim como é feito há muito tempo na equinocultura, por exemplo, a seleção genética é capaz de garantir uma carne suína de qualidade. 

Estudos realizados no Brasil, como o do Grupo de Pesquisa e Análise de Carne (GPAC), da Universidade Estadual de Londrina, demonstraram que animais de genéticas utilizadas comercialmente no Brasil chegam a atingir o peso de 120 kg após o abate, o que é um resultado positivo. 

3. Cuidados no abate

O momento do abate pode ser crucial para definir a qualidade da carne suína. Um animal em jejum ou estressado produz carne de qualidade inferior, já que o animal produz adrenalina e cortisol durante momentos de estresse. 

Isso faz com que o metabolismo seja acelerado e ocorra a desnaturação das proteínas musculares, resultando em uma carne de qualidade inferior. O potencial glicolítico também pode afetar a qualidade. 

Outro fator curioso e decisivo é a temperatura do ambiente no momento do abate. Dias muito frios são produtores de carne de qualidade inferior. Isto reforça a importância do controle de todas as etapas, citado anteriormente.

4. Alimentação

Muitas granjas utilizam ração prescrita por nutricionistas. No caso de animais geneticamente selecionados, é importante que haja o acompanhamento nutricional do que é dado aos suínos. Invista em um bom controle alimentício para que o resultado seja o esperado.


CARNE SUÍNA DE QUALIDADE

A carne suína de qualidade tem as seguintes características:

- Livre de resíduos químicos, físicos e biológicos;
- Bom rendimento, em relação ao peso da carcaça e à quantidade de carne magra;
- Bom valor proteico e quantidade de gordura balanceada;
- Tonalidade rosada. Não pode ser esbranquiçada ou vermelha demais, pois caracteriza grande quantidade de sangue.


CUIDADOS NECESSÁRIOS

Toda criação de suínos ou outros animais para o abate deve seguir as regras da vigilância sanitária. É importante citar que a qualidade da carne suína nacional pode ser diferente da exigida em outros países. 

Conheça a Jox! Somos uma assessoria feita para você, profissional da cadeia produtiva e de comercialização da agropecuária e oferecemos informações atualizadas e conteúdo detalhado sobre o que acontece no mercado. 

Acesse o site da Jox para conhecer tudo o que temos para oferecer. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.