Blog

4 formas de garantir a nutrição alimentar correta para o seu gado

Você sabe a maneira adequada de planejar a rotina alimentar do seu gado? Leia nosso texto e veja nossas dicas de como manter a nutrição do rebanho adequada às necessidades do negócio sem comprometer a saúde do gado.

 

 

Um dos pilares mais importantes no tratamento de gado é a alimentação. Quem possui gado, principalmente de corte, precisa seguir uma dieta bem orientada para que os animais se mantenham saudáveis, sendo assim mais valorizados no mercado.

Pensando nisso, nós da Jox preparamos algumas dicas para que você alimente o seu gado de maneira correta.


POR QUE A ALIMENTAÇÃO É IMPORTANTE?

A alimentação do rebanho influencia diretamente o preço final do produto, pois, ela irá determinar a qualidade da carne e será responsável por todo o desempenho do gado, o que inclui produção e reprodução.

O pecuarista deve estar bem informado acerca das necessidades nutricionais dos seus bovinos para que a rentabilidade não fique comprometida ou, até mesmo, não alcance o seu potencial.

Outra questão importante que envolve a alimentação é que, por ser um elemento muito importante para a agropecuária, ela demanda parcela considerável do investimento destinado ao gado. Portanto, cabe ao pecuarista planejar a nutrição alimentar de seu gado de forma a garantir a qualidade com o menor preço possível.


4 FORMAS DE GARANTIR A NUTRIÇÃO ALIMENTAR CORRETA PARA O GADO

1. Entenda as necessidades dos seus animais

O conhecimento acerca do gado é o primeiro passo para elaboração de um plano de nutrição para os bovinos. Isso acontece porque em cada fase da vida do animal ele requer tipos diferentes de nutrição. Dessa forma, o pecuarista deve ir adaptando a alimentação do seu gado em sincronia com a fase da vida em que ele se encontra.

2. Água

A água possui papel fundamental na nutrição do gado. Ela deve ser introduzida logo no período de Recria. Na Cria, a água ainda não é necessária porque o leite já oferece todos os nutrientes necessários à vida do bezerro.

A água é responsável por toda a complementação mineral, cujos nutrientes não são encontrados nos alimentos. Ela também garante a hidratação dos animais, mantendo-os saudáveis e garantindo a qualidade do produto final.

3. Equilíbrio entre pastagem e alimentação complementar

O pecuarista deve desenvolver um plano de manejo de pastagem bem elaborado para garantir o máximo proveito da área disponível. Além disso, ele deve estar atento à manutenção desse pasto. Isso quer dizer que ele precisa cuidar da irrigação de maneira adequada e tomar providência aos primeiros sinais de degradação.

É de suma importância que esse tipo de alimentação esteja em equilíbrio com a complementar, pois, juntas, elas devem garantir o ganho de peso de forma adequada, mantendo a saúde do animal.

4. Alimentação suplementar

O objetivo dessa alimentação é suprir toda a nutrição que o pasto não oferece, seja de gorduras, vitaminas, minerais, matéria orgânica e proteínas. Por isso, esse é um recurso essencial para os pecuaristas, pois, apenas o pasto não sacia as necessidades do rebanho.


PLANEJAMENTO DE METAS 

O mais importante para a escolha de uma dieta adequada para o gado é que o produtor estabeleça uma meta de produção, que irá influenciar no tempo de engorda do gado.

Esse tempo irá ditar toda a demanda alimentar ao longo da vida do animal para que a meta seja cumprida. Portanto, o planejamento é o mais importante.

Para mais conteúdos relevantes no mundo agropecuário, acompanhe nosso site e assine nosso boletim!