Blog

A importância da tecnologia no Agronegócio e os riscos do distanciamento deste cenário.

Qual a importância da tecnologia no Agronegócio e quais os riscos do distanciamento deste cenário? Se ainda não sabe, leia o artigo e veja os motivos que o produtor tem para buscar tecnologia! 

 

 

Assim como todos os setores, a agricultura e o agronegócio também caminham junto à evolução tecnológica. A importância da tecnologia no agronegócio é vista quando analisamos novas formas de trabalho, graças a sistemas e softwares recentes.

Quando o produtor opta por um distanciamento deste cenário, fica cada vez mais abaixo em relação a outros produtores do mesmo. Em contraponto, muitos ficam preocupados sobre a necessidade de aderir a tudo que surge de solução tecnológica, o que não é necessário.

São muitas as questões em torno de aderir a esses recursos que a tecnologia trouxe e traz a cada dia para produtores da agropecuária. Então, precisamos pensar primeiro nesse contexto e adquirir uma perspectiva mais perto da realidade de cada produtor.

Veja as informações que selecionamos sobre o assunto e saiba mais sobre a importância da tecnologia na agropecuária!

POR QUE A TECNOLOGIA É IMPORTANTE PARA O AGRONEGÓCIO?

Há situações nas quais o produto se encontrava em um impasse, o clima, por exemplo, é um grande causados dessas situações. A variação do clima pode afetar diferentes produções agrícolas e agropecuárias, seja pela falta de chuva ou abundância dela.

Hoje, podemos encontrar sistemas elaborados exatamente para prever o clima e fazer uma infinidade de cálculos que ajudam o produtor a tomar decisões importantes. Evitamos, assim, a perda de insumos e entendemos melhor como melhorar as condições para os animais.


A TECNOLOGIA VALE APENAS PARA OS GRANDES PRODUTORES?

Assim como ocorreu anos atrás, com a criação dos motores de combustão interna, a tecnologia entra na sociedade aos poucos, participando de todos os setores. Cada segmento aproveita recursos que sejam compatíveis com as suas demandas.

Ao pensarmos assim, podemos entender que aderir à tecnologia no agronegócio é adaptar-se a formatos melhores de trabalho. Então, tanto pequenos quanto os grandes produtores devem agregar tecnologia, claro que com as devidas proporções ligadas aos fatores econômicos.


QUAIS SÃO OS RISCOS DO DISTANCIAMENTO DESTE CENÁRIO?

Quanto mais o produtor, independentemente do tamanho de sua propriedade, deseja o distanciamento deste cenário, mais obsoleta será sua forma de trabalho. A consequência é produzir menos, com menos qualidade e menos agilidade.

São muitos os recursos existentes hoje e sua tendência é aumentar, como aplicativos que enviam informações de quando o gado leiteiro irá produzir. Isso tudo com base em análises feitas de forma segura e incrivelmente rápida por softwares.

Não que os produtores devam inserir cada nova tecnologia que surge no mercado, mas que saibam analisar as possibilidades de inserir soluções modernas de forma gradativa. Essa movimentação permite que todos estejam a par da concorrência.

Esse raciocínio vale para todos os setores, afinal, não foi da noite para o dia que as grandes fábricas começaram a produzir em grande escala por meio de robôs. 

Foi um processo gradativo, mas que cada empresa precisou encontrar adequação para não perder espaço no mercado. Assim, cabe ao produtor entender o quanto é importante buscar tecnologia para a produção de seus insumos e na agropecuária.

Navegue pelo nosso site e saiba tudo o que a Jox tem a oferecer!