Blog

A importância das pesquisas para a evolução do mercado de ovos

De acordo com a ABPA, em 2019, cada brasileiro consumiu em média 230 ovos. Este número representa um aumento histórico na média mundial de consumo.

 

 

De acordo com a ABPA, em 2019, cada brasileiro consumiu em média 230 ovos. Este número representa um aumento histórico na média mundial de consumo e acentua a importância e evolução do mercado de ovos no cotidiano do povo brasileiro.

A maior parte da produção de ovos em território nacional é para consumo interno, com menos de 1% destinado à exportação para outros países. A proteína do ovo é essencial em uma dieta saudável, especialmente para as pessoas que, por quaisquer motivos, não consomem carne.

Tendo em vista esse cenário de aumento do consumo de ovos, com projeções de um crescimento ainda maior para 2020, os produtores precisam se manter atentos às variações do mercado. 

Pesquisas de mercado são fundamentais para entender como funciona o setor, mostrando um panorama geral de produção, consumo e exportação, além dos números detalhados de cada setor do agronegócio.


O QUE É UMA PESQUISA DE MERCADO?

Primeiramente, a pesquisa de mercado é uma ferramenta usada para estimar a viabilidade do produto ou serviço oferecido. Os estudos de mercado são amplos e variados, adequando-se a cada setor.

A importância das pesquisas para a evolução do mercado de ovos é muito simples de compreender: quanto mais informações o produtor tiver sobre seu produto, melhor será o gerenciamento de espaço, pessoal, qualidade e números no geral. 

Por meio desses dados, é possível focar em desenvolver uma estratégia para ampliar o alcance do seu negócio.

A pesquisa de mercado é fundamental para obter sucesso em longo prazo, por exemplo. Isso porque as projeções feitas por empresas especializadas podem ditar as porcentagens de compra e venda em cada região do país, o quanto o setor de ovos está ganhando ou perdendo e os motivos para cada cenário ocorrer.


IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS NO MERCADO DE OVOS

O sistema avícola brasileiro possui grande representatividade internacional. A chamada Avicultura de postura no Brasil deixou suas características primárias de subsistência em 1950. Desde então, com o surgimento de sistemas de produção em larga escala, o setor passou a atender uma demanda de consumo crescente.

A produção de ovos em escala é, na grande maioria, baseada no modelo de integração vertical feito por grandes empresas. Esse modelo pode reduzir os custos de produção, já que existe mais de uma empresa envolvida no processo.

A oferta de ovos de galinha no território brasileiro é dividida em três grandes categorias: 

1. Convencional;
2. Caipira; 
3. Orgânico. 

Ressaltamos que para todos os segmentos existem normas técnicas de produção e comercialização dos produtos.

Segundo o IEA, em 2016, a produção de ovos em São Paulo foi estimada em aproximadamente, 1,06 bilhão de dúzias, com 49,5 milhões de galinhas poedeiras.

Já em 2019, como mencionamos, a ABPA estima que cada brasileiro consumiu 230 ovos, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior.

Os avicultores brasileiros só têm acesso a essas informações graças às pesquisas feitas por instituições públicas e privadas. Por meio desses dados, os produtores podem ter uma visão geral dos negócios do setor e, dessa forma, fazer projeções para o futuro.


MARKETING NO MERCADO DE OVOS

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Responsável por cerca de 3,81% do PIB nacional (2019), esse setor se inova e reinventa para competir com multinacionais e países com maior desenvolvimento tecnológico.

Para o mercado de ovos, o Marketing Digital pode ser a melhor opção. Tanto o pequeno, quanto o grande produtor podem se apossar de estratégias do Marketing Digital para expandir suas vendas e chamar a atenção do público.

Como fazer isso? Para iniciar, basta criar páginas nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) e começar a alimentá-las com conteúdo relevante e informativo. 

No caso de granjeiros, podem mostrar suas instalações em um vídeo, por exemplo, ou fotos do processo de criação das galinhas poedeiras até a embalagem dos ovos para distribuição. As possibilidades são infinitas no mundo online.

Contudo, para isso, é necessário que você se informe o máximo possível a respeito de seu próprio setor. A JOX disponibiliza boletins diários, resumos mensais e resumos anuais a todos assinantes. 

Torne-se um assinante JOX para ter todas as informações de preços praticados no mercado de ovos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!