Blog

As novas oportunidades para o setor de carnes e ovos

Já sabe como está o mercado no setor de carnes e ovos? Há muitas oportunidades que surgiram para este ano e que os produtores devem ficar atentos. Leia nosso novo artigo, e entenda melhor!

 

 

É claro que houve grande impacto no mercado por conta da crise causada pelo Coronavírus. O resultado foi a alta nos preços de alguns produtos, impactando no comportamento do mercado, sobretudo no setor de ovos e carnes.

De maneira geral, o consumidor brasileiro opta por carnes, desde os cortes de segunda até os mais nobres. Por outro lado, quando existe essa alta nos preços no varejo, o resultado é aumento no consumo de proteínas como frango, ovos e suínos.


O MERCADO DE PROTEÍNAS PASSOU POR MUDANÇAS EM 2020

O que parecia ser um ano promissor para o setor de carnes acabou se transformando em um momento frágil e incerto. Com mudanças nas práticas sanitárias, visando cuidados que evitassem a contaminação, além de aumento na exportação de carnes para países como a China, o resultado foi a alta nos preços.

A consequência foi a diminuição do produto no mercado, além do aumento para outros produtos. De fato, o consumidor vai migrando para proteínas mais baratas. 


O CRESCIMENTO DAS VENDAS INTERNAS E EXTERNAS DE OVOS

O lado positivo disso é que países como o México, após investidas do próprio governo brasileiro, acabou por abrir mercado para importação de ovos do Brasil. Somando isso e a demanda interna, o mercado de ovos passou por um aquecimento mais evidente num dado momento. Agora, está se adequando sem perder de vista o controle da produção. 

O Dia do Ovo foi comemorado no dia 09 de outubro deste ano e as projeções foram ótimas. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) o consumo foi mais de 8% a mais do que o ano passado. 

Esses ótimos resultados são associados não só ao aumento do preço de carnes, como também pela conscientização dos brasileiros sobre seus hábitos alimentares, optando por maior consumo de ovos, um alimento completo para todos. 


AS OPORTUNIDADES ATUAIS DO SETOR DE CARNES E OVOS

O mesmo órgão, ABPA, divulgou também que as exportações de carnes suínas também cresceram este ano, superando os números do ano passado. As vendas externas de frango e ovos também evoluíram em 2020.

Os destinos foram muitos: China, por conta da crise local causada por surto de doença, o que aumentou a compra de proteínas brasileiras; África do Sul, Rússia, Coreia do Sul, México (que agora consumirá ovos de origem brasileira também), dentre outros.

Foram ótimas as oportunidades para o setor de carnes e ovos, haja vista os números das exportações. É importante que esses produtores apenas estejam atentos às normas sanitárias, principalmente em razão do Coronavírus, até porque a situação ainda não foi resolvida e deve seguir até que uma vacina apareça. 

Se você precisa de dados sobre exportações, a Jox tem para te oferecer. Entre em contato conosco pelo site (whatsapp e email) ou por telefone, será um prazer atende-lo!