Blog

Caminhos que a pandemia abriu para o setor agropecuário brasileiro

Quer saber os caminhos que a pandemia abriu para o setor agropecuário brasileiro? Neste post, falamos sobre o cenário da pandemia, e alguns dos resultados deixados pelo coronavírus e o futuro do setor.

 

 

Desde o início da pandemia, entre os meses de fevereiro e março deste ano, previu-se que exportações no ramo agropecuário não seriam muito afetadas. Por isso, mesmo com isolamento social, o agronegócio não pôde parar. Portanto, apontaremos caminhos que a pandemia abriu para o setor agropecuário brasileiro.

A demanda de levar alimento para casa dos consumidores fez com que o setor mantivesse seu trabalho, ainda com desafios e limitações. Por outro lado, a adoção de mais tecnologia na produção e exportação colaborou para o fator do isolamento social.


APOIO AOS PRODUTORES E EVENTOS PARA O SETOR

Uma das grandes preocupações durante a pandemia causada pelo Coronavírus foi a situação dos pequenos produtores. Por outro lado, instituições como a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) têm mostrado apoio ao setor.

Inclusive com a promoção de eventos, como foi o Congresso Brasileiro do Agronegócio, evento virtual e gratuito, que ocorreu dia 03/08/2020. A intenção foi apontar caminhos para o setor, por conta da crise pós-pandemia, que atingiu todos os segmentos.


DESAFIOS DA CRISE E OS NOVOS CAMINHOS PARA O SETOR AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

Outro ponto a ser pensado é o cenário de crise deixado pela pandemia, afinal, o isolamento social e a paralisação de alguns setores provocou quedas, resultando na falência de diversas empresas. Por outro lado, alcançaram recordes nas vendas externas a exportação de produtos como: 

- Algodão; 
- Carnes suínas e bovinas; 
- Soja.

Isso apenas ajudou a confirmar a efetividade do trabalho em abertura de mercado para os produtos brasileiros, principalmente para Ásia e Oriente Médio. Essas regiões alcançaram, inclusive, marcas maiores do que os parceiros comerciais do Brasil, como os EUA, por exemplo.


NECESSIDADE DE NOVAS TECNOLOGIAS

Aumento da demanda e queda na produção de alguns países durante a crise abriu as portas para expandir a exportação. Assim, é preciso que o mercado agropecuário brasileiro avalie seus pontos vulneráveis para manter a competitividade.

Tivemos algumas soluções apontadas por especialistas em eventos, como o painel “Perspectivas para o Agronegócio”, promovido no XXVI Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento 2020. A ideia é identificar pontos a serem ajustados em relação ao mercado brasileiro, a fim de continuar esse crescimento.

Vamos destacar a necessidade de acelerar a revolução digital nos campos, com a formação e especialização dos produtores, entre outros pontos, a fim de se ajustarem às necessidades do consumidor atual.

A Ciência e a tecnologia são vistas como ferramentas para que o setor agropecuário brasileiro consiga expandir a sua produção e alcançar a satisfação de consumidores dentro e fora do país.

Apesar de experimentarmos uma crise mundial, a necessidade desses produtos torna o período uma chance para crescimento e expansão do negócio, principalmente na exportação. Daí a ideia de reforçar juntos aos produtores, grandes e pequenos, a importância de aderir à Indústria 4.0 cada vez mais rápido. 

Gostou? Navegue pelo nosso site, a fim de conhecer melhor a Jox e tudo o que ela tem a oferecer em produtos e serviços. E caso tenha dúvidas, entre em contato conosco por telefone ou e-mail.