Blog

Carne dos muçulmanos: saiba tudo sobre o alimento halal

Você sabe o que significa um alimento halal? No post de hoje nós falaremos sobre o seu conceito e mostraremos como funciona o processo abate da carne muçulmana, que é reconhecida por sua qualidade. Confira!

 

 

Para quem não sabe, cerca de 30% da população mundial são os muçulmanos, e, com isso, acabam fazendo parte de um dos maiores mercados de bens de consumo e de alimentos de todo o planeta. 

Dessa forma, os muçulmanos acabam comprando apenas produtos Halal. De acordo com a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), o nosso país já é responsável por cerca de 1,8 milhões de toneladas por ano. 

Por esse motivo, podemos deduzir que não são somente os muçulmanos que realizam o consumo de alimentos Halal. Atualmente, a marca é conhecida como sinônimo de saúde, qualidade e sustentabilidade. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas. 


O QUE SIGNIFICA UM ALIMENTO HALAL? 

Em geral, podemos dizer que a palavra “Halal” significa “lícito”, que no contexto, serve como uma definição para dizer que o alimento está apto para consumo. Dessa forma, os produtos são somente considerados Halal quando estão de acordo com os preceitos sustentados pela Jurisprudência Islâmica e pelo Corão. 

Sendo assim, esses tipos de alimentos não podem conter insumos que são proibidos pelo Islã, já que ela orienta que os alimentos não podem influenciar o comportamento e a alma, além da saúde física e moral do ser humano. A partir disso, os produtos são verificados para analisar se estão de acordo ou não com regras e diretrizes religiosas. 


AS PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS DO ALIMENTO HALAL 

Antes de tudo, para que um determinado produto se torne Halal, ele precisa seguir algumas exigências, como por exemplo:

1. Os animais que serão abatidos precisam comprovar a sua qualidade em termos de saúde, e essa aprovação precisa ser advinda de autoridades sanitárias da região.
2. A frente do animal deve ser direcionada para Meca, na hora que estiver em processo de abate.
3. O sangrador (o responsável por abater o animal) precisa estar consciente de ter a total intenção de degolar o animal.
4. O sangrador, enquanto degola o animal, deve mencionar o nome de Allah, dizendo: “Bismillah”, que significa “Em nome de Deus”.
5. O corte precisa atingir a traqueia, artérias, esôfago e a veia jugular, de forma que o sangue possa ser escoado e o animal morra sem nenhum tipo de sofrimento.
6. Os instrumentos utilizados no abate devem ser próprios para os abates Halal. Sendo assim, a faca precisa estar muito bem afiada, de forma que haja apenas uma sangria para evitar o sofrimento do animal.
7. Inspetores muçulmanos devem acompanhar e fiscalizar todo o processo de abate, uma vez que eles são os principais responsáveis por verificar processos orientados Shariah.


QUAIS SÃO OS TIPOS DE ALIMENTOS HALAL?

Além dos animais, existem muitos outros produtos Halal nesse mercado. Alguns deles podem ser bebidas, cosméticos e até mesmo produtos farmacêuticos. 

Por ser uma indústria altamente sofisticada, ela está em expansão, na busca por desenvolver uma consciência sustentável, ou seja, criar produtos sem origem animal ou que contenham álcool.

Agora que você já sabe tudo sobre a carne Halal, que tal conhecer os nossos produtos e serviços? Navegue agora mesmo pelo nosso site e saiba o que temos para oferecer de melhor. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco diretamente pelo nosso telefone ou e-mail para falar com um de nossos consultores!