Blog

Comercialização de grãos: confira qual a melhor hora para vender

 

 

Movimentações de compra e venda de grãos são iguais como em qualquer outro tipo de mercado. Em resumo, isso influencia diretamente nos valores finais.

Basicamente, quanto mais produtores cultivam determinado grão, a concorrência é maior e, com isso, o preço de venda se torna menor. A consequência é que o produto pode trazer baixa lucratividade e, algumas vezes, pode acarretar prejuízos para o produtor.

Neste artigo, vamos falar a respeito do melhor momento para a comercialização dos grãos e a melhor forma de iniciar as vendas e conquistar bons negócios. Acompanhe.


QUAL O MOMENTO CERTO DE VENDA?

É muito comum que todos os produtores corram para comercializar seus grãos, assim que os preços têm um aumento. Mas talvez essa não seja a melhor saída, afinal de contas, nesse momento a concorrência é gigantesca.

É necessário ter muita cautela antes de iniciar a venda, pois é preciso estar atento a todos os fatores que ajudam a definir os valores de mercado.

Para obter sucesso na venda dos grãos, não basta apenas acompanhar o mercado e as oscilações da bolsa de valores. Outro ponto importante é que você acompanhe outros produtores, vendo como cada um faz o seu trabalho.


COMO VENDER?

Para conseguir uma boa rentabilidade nos grãos, é preciso saber que existem diversas formas de comercialização. O fato de haver modalidades diferentes é importante para evitar riscos. Veja as opções a seguir:

Barter
Essa é uma modalidade de troca de grãos por outros insumos. Normalmente, essa negociação ocorre com um determinado tempo de antecedência e não envolve dinheiro de nenhuma forma.

Pré-fixação
Essa é uma modalidade em que o produtor fixa os valores durante a negociação com alguma empresa ou cooperativa. Outra característica é que os grãos são entregues de forma física.

Hedge
Assim como na modalidade anterior, os preços são fixados antes mesmo da comercialização. Esse formato serve para proteger os valores e isso se dá em razão da instabilidade do mercado.

Venda a fixar
Dessa maneira, o comprador deve antecipar os valores do pagamento, mas os juros são descontados até que o produto seja entregue. Nesse caso, a remuneração do produtor nada mais é que a diferença entre o valor antecipado e os juros. 

Podemos dizer que essa não é a melhor modalidade de venda, pois a lucratividade do produtor costuma ser muito baixa.


FORMAS PARA MELHORAR A VENDA

1. Planejamento
O ideal é que o produtor tenha um planejamento que vá desde o momento da plantação até a hora de vender os grãos.

2. Gestão e organização
Gerir bem o negócio é primordial para evitar perdas nas safras. Além disso, é essencial ter uma boa organização de todas as etapas dos processos.

3. Modalidades
Diversifique as formas de comercialização e evite risco de baixa lucratividade.

4. Mercado
Conheça bem o mercado e a concorrência. Isso vai facilitar na hora de determinar o valor e o momento da venda.


Gostou deste artigo? Navegue pelo nosso blog para ler mais sobre o mercado agro do Brasil!