Blog

Como a tecnologia pode otimizar o gerenciamento do rebanho

Em um mundo cada vez mais conectado e digital, as novas tecnologias se tornam fundamentais em qualquer negócio. Na agropecuária, não é diferente. Confira aqui algumas novidades que estão revolucionando a gestão de rebanhos.

 

 

As novas tecnologias já fazem parte da nossa realidade e estão presentes em todos os setores da economia. E o agronegócio não tem ficado para trás nessa atualização. 

O acesso a smartphones, dispositivos eletrônicos, aplicativos e conexão 24 horas com a internet podem contribuir para tornar o controle de rebanhos mais eficaz e seguro, evitando roubos, acidentes e falhas na gestão e no monitoramento. 

Esses recursos também tornam o trabalho no setor mais prático e sustentável, podendo também reduzir gastos desnecessários e tornar os processos mais rápidos e práticos. Confira alguns exemplos de tecnologias que estão fazendo a diferença nesse ramo produtivo. 


MONITORAMENTO DIGITAL

São muitos os recursos disponíveis para monitorar os animais atualmente. No caso do rebanho bovino, o chamado “chip do boi” viabiliza o rastreamento através da radiofrequência, permitindo que a movimentação do animal seja acompanhada por um aplicativo no celular. 

Também já estão disponíveis no mercado outros identificadores eletrônicos, como brincos e coleiras. Esse recurso é especialmente útil para evitar casos de furto, controlar o rebanho e gerenciar estoques. 

Existem produtores que já trabalham com drones, utilizando o veículo para monitorar animais e pastoreio, obtendo visibilidade em lugares de difícil acesso e fiscalizando a segurança do rebanho e das propriedades. Na Austrália, onde essa tecnologia é ainda mais avançada, já estão sendo implementados monitoramentos via satélite, que permitem acompanhar até 5 mil animais em uma determinada área. 


SOFTWARES ESPECIALIZADOS

Plataformas integradas voltadas para serviços de Agropecuária são mais seguras e eficazes do que os tradicionais registros analógicos. Com esse recurso é possível centralizar o controle dos negócios e gerenciar diversos aspectos do rebanho. 

Com softwares que integram todas as informações do negócio, pode-se acompanhar e planejar etapas diversas como reprodução, nascimento, desmama, mortalidade e ponto de abate. 

Esse tipo de mecanismo também permite uma melhor administração de pessoal, insumos e do próprio tempo de trabalho. Os dados podem ser armazenados on-line, em nuvem, e consultados e editados através de dispositivos móveis. 

Com essas informações em mãos, fica mais fácil organizar e planejar os negócios. 


PESAGEM SUSTENTÁVEL E TECNOLOGIA 3D

Um dos grandes desafios no gerenciamento de rebanhos é a pesagem do gado. Além de trabalhosa, a movimentação do gado pode deixar o animal estressado e agitado. 

Tendo em vista que esse é um problema recorrente, já existem tecnologias que permitem obter as informações necessárias sobre o boi, sem precisar deslocá-lo ou colocá-lo em balanças. 

Com o uso de uma câmera, as imagens do gado são capturadas e, a partir desse registro, é feita uma reconstrução em 3D automaticamente, apresentando ao usuário centenas de indicadores. 

Outra inciativa na área é a Balpass, balança de passagem desenvolvida pela Embrapa. Fácil de movimentar, o aparato é inserido em locais de afunilamento de passagem dos bichos – como acessos à água e alimentação, por exemplo. 

Dessa maneira, o registro pode ser feito analisando um animal por vez. O recurso ainda tem a vantagem de ser sustentável, gerando energia através de uma placa que capta luz solar. 

Quer saber mais sobre tecnologias aplicadas ao Agronegócio e ter acesso a informações atualizadas sobre este mercado? Acesse o site da Jox e confira nossos artigos, produtos e serviços.