Blog

Como o uso de drones pode ajudar a otimizar a gestão no Agronegócio

Os drones já se tornaram uma marca de inovação no agronegócio. Mas, será que eles realmente valem a pena? Se você tem essa dúvida, confira o post e descubra como o uso dos drones pode ajudar a otimizar a gestão no agronegócio.

 

 

Você sabe como o uso de drones pode ajudar a otimizar a gestão no Agronegócio? Afinal, cada vez mais esse mercado se moderniza, de modo a ser mais eficiente e lidar com os grandes desafios da produção. 

Porém, grande parte dos produtores ainda tem alguma dificuldade em conhecer como inovar nesse setor e como essas inovações são importantes. Então, se esse é o seu caso, continue lendo o post e entenda como o uso de drones pode ajudar a otimizar a gestão do agronegócio.


O USO DOS DRONES NA AGRICULTURA

O agronegócio foi um dos setores que mais abraçou os drones. Na verdade, por volta de um quarto do faturamento desse mercado vem do Agronegócio. A verdade é que existem diversas vantagens de usar essa tecnologia na agricultura. 

É claro que cada produtor vai usar os drones como desejar, mas é comum que sejam realizados múltiplos voos por dia, evitando o trabalho de precisar sair da sede e fazer isso manualmente.


COMO O USO DE DRONES PODE AJUDAR A OTIMIZAR A GESTÃO NO AGRONEGÓCIO?

O uso de drones otimiza a gestão do agronegócio trazendo mais informação para os produtores, além de diminuir muito o trabalho necessário para coletá-la. Basta observar as funcionalidades dos drones que isso fica claro. 

Uma das mais comuns é a análise de plantação. É uma das mais famosas aplicações por ser bem eficiente

 Dependendo da altura do voo, é possível determinar diversas características do plantio, como: 
• Detectar pragas e doenças;
• Falhas no plantio;
• Excesso ou falta de irrigação;
• Coloração das plantas, etc.

Além disso, também é comum fazer a demarcação para o plantio. Como a posição do alto é mais vantajosa, é possível encontrar a área ideal, a partir de imagens capturadas com alta definição. Uma vez que a área esteja demarcada, os drones podem ajudar na análise do solo, produzindo um mapa 3D para planejar os padrões de semeadura. Portanto, o drone controla todo o ciclo de produção. 

Associado a essa funcionalidade também é feita a monitoração de desmatamento. Dependendo do tamanho da propriedade, pode ser que exista uma área mais complicada de ser acessada. Se o desmatamento ocorrer lá, é possível identificá-lo mais facilmente. 

O mesmo se aplica aos incêndios. Eles podem ser devastadores para a plantação, além de trazer risco para as pessoas. Os drones podem ser usados para encontrar os focos do fogo e combatê-los de forma mais eficiente e segura. 


A EVOLUÇÃO DOS DRONES E SUA MARCA NO AGRONEGÓCIO

Os drones estão evoluindo progressivamente para trazer funcionalidades ainda mais impressionantes. Por exemplo, existem sistemas que já são capazes de fazer o plantio de maneira autônoma. Eles disparam as sementes e os nutrientes, diminuindo os custos em até 85%. 

Outra forma como os drones afetam a produção diretamente é por meio dos defensivos agrícolas. Praticamente toda plantação precisa deles, o que significa que a precisão dos drones traz economia nesse material. 

O uso dos drones pode ajudar a otimizar a gestão do agronegócio proporcionando mais informação e permitindo que o trabalho seja feito em menos tempo e com custo menor. Conforme eles evoluem, maior será sua marca no mercado e mais impressionante serão os resultados. 


Quer saber mais sobre os mercados e preços praticados? Entre em contato com nossos especialistas e assine JOX!