Blog

Confira as perspectivas para o mercado de aves no Brasil

Antes de entendermos os principais pontos da perspectiva brasileira para a produção e venda no mercado de aves, vamos entender um pouco como estava funcionando essas questões até o início de 2020.

 

 

O mercado de aves brasileiro sempre foi um dos grandes mercados de todo o mundo. É fato que o Brasil possui vantagens em muitas áreas da agropecuária, tanto pelo clima como pelo investimento.

O ritmo de produção do nosso mercado sempre foi muito ditado pelas demandas internas e também externas, como é o caso da grande exportação para a China.

Esse fato é importante para pensarmos como o Brasil está passando pela pandemia da Covid-19 e como o mercado tem se adaptado para que a produção continue e como essa continuidade dá condições para pensarmos nas perspectivas do mercado.

Antes de entendermos os principais pontos da perspectiva brasileira para a produção e venda no mercado de aves, vamos entender um pouco como estava funcionando essas questões até o início de 2020.


O MERCADO DE AVES ANTES DA PANDEMIA

Como dito, o mercado está em ascensão e com a abertura de algumas oportunidades internacionais a exportação estava assumindo os eixos e auxiliando nos números de produção.

A estimativa de crescimento real para a exportação estava prevista para o segundo trimestre, haja vista as condições de embarque. Além disso, um dos maiores mercados para aves do Brasil no exterior é a China.


O MERCADO DE AVES DO BRASIL DURANTE A PANDEMIA

Segundo Dirceu Talamini, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, o país tem passado bem pela pandemia. Esse dado é trazido com base no cuidado que as granjas têm tomado com todo o processo de produção.

Além disso, o pesquisador afirma que apesar da produção estar com os níveis controlados, a compra e o consumo diminuíram, em razão do fechamento de restaurantes e cancelamento de viagens. 

É interessante pensar nisso, pois, as viagens canceladas afetam diretamente os municípios que estão na rota turística do país. Com isso, os restaurantes acabam vendendo menos do que normalmente vendiam.

Apesar dessa diminuição de consumo no país, a exportação, mesmo que ainda em passos lentos, está compensando essa diminuição de consumo nas terras tropicais.


PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE AVES DO BRASIL

A perspectiva para esse mercado no país é que a produção se ajuste com as demandas para que continue alcançando resultados positivos para os mercados. Vale ressaltar que nos últimos meses muitas áreas foram afetadas pela pandemia, o que pode frear um pouco a economia.

A situação no Brasil, no que tange ao consumo de aves, por exemplo, preocupa, pois, ainda não existe uma ideia de quando as coisas voltarão ao normal e quando este se normalizará.

Porém, o lado positivo para nós é que o mercado brasileiro está se adaptando muito bem aos parâmetros de qualidade internacionais, e essa via está se ampliando, principalmente, nesse momento difícil.

O esperado é que a produção e a venda melhorem e o crescimento dessa produção alcance quase 1%. Isto é muito importante em se tratando das condições atuais, inclusive de outros mercados, que estão em queda.

Gostou do nosso artigo? Estamos no mercado de assessoria agropecuária há mais de 27 anos e temos ampla experiência na coleta e divulgação de dados para os tomadores de decisão do segmento. Conte com a JOX!