Blog

Entenda o que é carne orgânica e como funciona esse mercado

Você já ouviu falar em carne orgânica? Confira este artigo que preparamos para te ensinar um pouco mais sobre esse produto que vem ganhando cada vem mais destaque no mercado!

 

 

Você já ouviu falar em carne orgânica? Ela é uma carne produzida através de um sistema de produção que favorece o meio ambiente, é social e economicamente viável. Ou seja, ela foi produzida fora dos padrões convencionais, sem a utilização de hormônios, anabolizantes e antibióticos. 

Para entender um pouco mais sobre esse tema, confira esse artigo que preparamos para você!


O QUE É A CARNE ORGÂNICA?

Como dissemos anteriormente, o processo de produção da carne orgânica é bem diferente do tradicional. Visualmente, ela muito semelhante às carnes que foram produzidas em um processo convencional. Contudo, o seu processo de produção é mais saudável, e passa por certificação, o que garante que a carne foi produzida da forma mais próxima ao natural, sem resíduos químicos e focada com no meio ambiente.

Na maioria dos casos o rebanho é criado solto, recebendo alimentação adequada e com baixos níveis de estresse. Sem os medicamentos e hormônios e com o tratamento adequado desse bovino, é produzida uma carne de melhor qualidade e segura. Além disso, não há o uso de agrotóxicos nos pastos, e o tratamento dos animais doentes é feito preferencialmente com medicamentos homeopáticos e fitoterápicos.


POR QUE ESSA CARNE É BOA PARA O MEIO AMBIENTE?

Todo o processo de criação e produção de carne orgânica passa por uma certificação, assim como as fazendas. Isso quer dizer que, para ser qualificada como uma fazenda orgânica, ela deverá atender a normas e regras rígidas, que determinam como todo o sistema de produção deve ser feito. A base desse sistema é um melhor gerenciamento dos recursos naturais, recuperação e proteção da terra e uso eficiente da água, da energia e dos resíduos.

Além de adequação a todas as leis e normas de proteção ambiental e proteção de matas e florestas, as fazendas também devem se responsabilizar pela proteção de rios, nascentes e corpos d’água. Para isso, uso de agrotóxicos e produtos químicos, além de fogo nas pastagens, também é proibido. 

VANTAGENS DO CONSUMO DE CARNE ORGÂNICA 

A carne orgânica é consideravelmente mais saudável que a carne produzida através dos métodos convencionais. Ela possui níveis mais altos de ômega 3 e 6, além da presença de ácidos graxos, que reduzem os riscos e incidência de problemas cardíacos, além de possuir um índice de gordura bem menor.

Aliado a isso, é importante lembrar que é uma carne que foi produzida sem hormônios e compostos químicos, além da redução de agrotóxicos e pesticidas nos pastos, que são perigosos para a saúde. Apesar de possuir um custo maior, se comparado ao preço de uma carne convencional, ela possui grandes benefícios para a saúde dos consumidores.


A PRODUÇÃO DE CARNE ORGÂNICA NO BRASIL 

No Brasil, a produção de carne orgânica é realizada há mais de dez anos, mas somente nos últimos anos que ela vem ganhado destaque no mercado. Isso porque a demanda por carne orgânica tem aumentado progressivamente. Além disso, é preciso que esses alimentos sejam seguros e saudáveis, o que é uma busca primordial em um mercado que está cada vez mais exigente.

Gostou do nosso artigo? Navegue pelo nosso site conheça todas as nossas soluções. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!