Blog

O impacto do clima na produção de milho

Você sabe como o clima impacta na produção do milho? Esse cereal presente na agricultura brasileira precisa de condições específicas a fim de atingir seu potencial na colheita. Veja neste artigo! 

 

 

O Brasil é um dos maiores produtores de milho hoje. Nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul existe a maior concentração. Sendo um importante cereal para a Agricultura brasileira, o milho depende de um clima favorável para gerar safras de maior qualidade.

As condições climáticas são cruciais para o desenvolvimento do milho, por isso sua produção atinge tanto sucesso em terras tropicais. A correta proporção de umidade e a luz solar são exemplos de fatores importantes para esse cultivo.


MILHO E VARIAÇÕES CLIMÁTICAS

Milho é uma cultura que apresenta grande resistência em relação às mudanças climáticas. Apesar disso, precisa também de calor e umidade para de fato gerar uma colheita satisfatória.

As oscilações do clima podem dificultar o desenvolvimento do milho, produzindo impacto na colheita. Acontece o que chamamos de estresse hídrico, situação na qual o milho não encontra, na sua fase de floração, a umidade suficiente para crescer.


PERÍODO IDEAL PARA PLANTIO DO MILHO

Clima quente e úmido é o ideal para plantio do milho. Dessa forma, o verão é a estação mais propícia para um crescimento saudável da safra.

Então, para o desenvolvimento acontecer paralelo ao clima favorável é preciso iniciar o plantio nos meses de setembro a novembro. Quando a plantação estiver em sua floração e desenvolvimento da planta terá condições melhores.

Além disso, o inverno é um período interessante para facilitar processos de colheita e estocagem. O clima mais seco ajuda no processo de armazenamento.

Podemos ver, na prática, a diferença nos resultados, se considerarmos o desempenho da safrinha, plantio após a colheita principal. Não há comparações, pois o clima enfrentado pela safrinha gera consequências, principalmente se há atraso no plantio.


FATORES FAVORÁVEIS PARA DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO MILHO

O que o milho precisa, então, para gerar uma colheita satisfatória? O cereal depende de fatores como luminosidade, temperatura e umidade.

A exposição à radiação emitida pelo sol ajuda a desenvolver o plantio, pois a planta pertence ao grupo C4. Isso significa que ela possui características específicas em sua fotossíntese, que necessita de sol para maturação do grão.

Como dissemos antes, a temperatura melhor para o milho é quente e úmida. Por isso a plantação acompanha o verão. As temperaturas mais baixas podem, inclusive, atrasar o processo de florescimento e de maturação dos grãos. 

Níveis elevados de umidade do solo são outro fator que colaboram para a safra. A alta de chuvas pode desestabilizar o solo, porém, os períodos de chuvas mais amenas ajudam a enriquecer o solo.

O milho sofre bastante impacto em relação ao clima, pois depende de condições específicas para se desenvolver em seu potencial máximo. Assim, os produtores devem obedecer a ordem das estações para sua colheita principal.

O cereal é importante para a economia brasileira, pois a partir dele, há uma infinidade de produtos de diversos setores. Por isso, é preciso que os produtores estejam atentos, entregando as condições propensas ao desenvolvimento.

Gostou? Conheça a Jox e tudo o que temos a oferecer para o seu negócio no agrobusiness.