Blog

O que influenciou na queda do consumo de carne bovina?

Você sabia que no ano de 2020 o Brasil teve o menor consumo de carne bovina dos últimos 25 anos? Leia o artigo para saber o que influenciou nessa queda!

 

 

De acordo com os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em 2020 houve a maior queda do consumo de carne bovina dos últimos 25 anos. Atualmente, o consumo médio anual de carne dos brasileiros é de 29,3Kg por habitante, ou seja, 5% menor do que o ano de 2019.

O principal motivo da queda do consumo de carne bovina é o aumento dos preços. Por exemplo, segundo o IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), as carnes subiram 17,97% em 2020. Os produtos mais impactados foram as carnes de segunda, como o músculo (27,67%), a costela (29,74%), o cupim (26,79%) e o acém (20,75%).

Mas, por que as carnes bovinas aumentaram tanto?


QUEDA DO CONSUMO DE CARNE BOVINA: COMO A CRISE ECONÔMICA TEM AFETADO A PECUÁRIA?

Sem dúvida, o aumento do preço da carne bovina está diretamente relacio    nado com a crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil aumentou e a situação deve ficar ainda pior.

Mas, como isso impacta a pecuária? Via de regra, o consumo de carne está muito relacionado à renda da população. Então, quanto maior a renda, maior o consumo de carne bovina.

O cenário que estamos vivendo hoje já foi observado em outras crises econômicas. Por exemplo, entre os anos 2008 e 2010, o consumo médio anual de carne bovina era de 35 Kg por habitante; quase 10 Kg a menos do que o ano de 2006 (Fonte: DEPEC – Bradesco).

Outro fator que colaborou para o aumento do preço das carnes foi a desvalorização do real em relação ao dólar. Por isso, é muito mais vantajoso para os produtores exportarem seus produtos; o que diminui sua disponibilidade em território nacional. Assim, pela lei de oferta e demanda, o resultado é que o preço da carne continue alto.


QUEDA NA OFERTA DE BOVINOS E A QUEDA NO CONSUMO DE CARNE

A queda na disponibilidade de animais para abate também impactou no consumo de carne bovina. Afinal, de acordo com um estudo realizado pela Farsul (Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), o seu consumo está relacionado à capacidade produtiva do país.

Essa baixa na disponibilidade de animais está acontecendo porque, de acordo com a entrevista da Médica Veterinária Lygia Pimentel ao portal Terra, houve um grande abate de fêmeas no Brasil entre ao anos 2016 e 2018. Em resultado, o preço dos animais de reposição subiu e a oferta de gado pronto para entregar diminuiu, pois os produtores passaram a reter as fêmeas nas fazendas para reprodução.

Então, como o preço da carne bovina permanece alto e a renda dos brasileiros está sendo prejudicada pela crise econômica, o seu consumo apresentou a maior queda desde 1996.


EXPECTATIVA PARA 2021

Infelizmente, não há perspectiva de melhora para queda do consumo de carne bovina em 2021. Na verdade, como há pouca oferta nacional e grande demanda para exportação, a tendência é que o preço do produto permaneça alto. Na verdade, esse problema pode se estender até que o ciclo pecuário de estabilize, por volta do fim do primeiro semestre de 2022.

Enquanto isso, os consumidores tendem a preferir outras fontes de proteína animal mais em conta, como frango e ovos.

Baixe o aplicativo JoxDiário e fique sempre atualizado com os preços do mercado agropecuário!