Blog

O uso da termografia no monitoramento do bem-estar animal

 

 

A garantia do bem-estar animal é essencial para que o pecuarista tenha um maior controle da saúde dos seus rebanhos. Sabendo de sua importância, novas técnicas como a termografia começam a chamar atenção pela praticidade e assertividade de informações.

Entenda como a termografia pode ajudar no monitoramento do bem-estar animal e quais são as suas vantagens. 


O USO DA TERMOGRAFIA NO MONITORAMENTO DO BEM-ESTAR ANIMAL

A utilização da tecnologia no setor agropecuário já não é uma novidade. Com a rápida atualização da tecnologia da informação, empresas que se dedicam à atividade precisam estar sempre modificando suas práticas para garantirem a qualidade do produto.

Entre esses avanços é possível destacar a termografia no monitoramento do bem-estar animal. Por se tratar de uma prática não invasiva, a técnica vem se destacando entre pesquisadores e pecuaristas pelos resultados precisos.

O objetivo é avaliar o conforto térmico do animal dentro dos sistemas integrados de produção, ou seja, como ele está se adaptando ao ambiente e quais são os fatores que podem interferir na continuidade do seu bem-estar.

Em recente workshop, o pesquisador Alexandre Rossetto Garcia apresentou mais da sua abordagem multidimensional do conforto térmico animal dentro desses sistemas anteriormente citados.

Segundo o estudo, o pesquisador mostra os benefícios que os ambientes têm na fisiologia dos bovinos de corte. O destaque fica por conta da sombra das árvores, que proporcionam um excelente conforto térmico ao animal e comprova que a termologia pode atuar como uma estratégia para a produtividade neste campo.

Esse monitoramento permite que o pecuarista entenda de antemão quais são os maiores desconfortos do gado e como isso pode influenciar também no pós-morte, afetando a durabilidade e a qualidade da carne que chega até o consumidor final.


BENEFÍCIOS DO USO DA TERMOGRAFIA

A primeira grande vantagem da técnica é, sem dúvida, a possibilidade do registro à distância, sem que isso afete o ambiente onde reside o animal, o que poderia acabar colaborando para o estresse e desconforto do mesmo.

No entanto, embora esse seja um grande benefício e avanço, a termografia ainda garante outras enormes vantagens para a agropecuária. Entre elas, se destacam:
- Mapeamento do corpo e região para distinguir as diferentes temperaturas;
- Imagens biodimensionais;
- Portabilidade;
- Registro de análise em vídeo.

Além disso, segundo pesquisadores italianos, a técnica da termografia também exerce um grande impacto no monitoramento da alimentação e é uma grande aliada para medir o nível de estresse desses animais durante o transporte.


IMPACTO DA TERMOGRAFIA NA MEDICINA VETERINÁRIA

O bem-estar do animal no campo é importante para a manutenção da boa saúde, no entanto, o monitoramento do mesmo a partir da termografia também pode ser sentido nas práticas da medicina veterinária.

Segundo artigo publicado pelo Núcleo de Estudos em Ambiência Agrícola e Bem-estar Animal (NEAMBE), da Universidade Federal do Ceará, a termografia já vem sendo utilizada por veterinários para obter um diagnóstico mais preciso de doenças respiratórias em bovinos, problemas musculares em equinos e também para a avaliação da qualidade dos espermatozoides em reprodutores.

Estima-se que a termografia pode ser um avanço na garantia da qualidade de vida desse animal, evitando o contato humano e o estresse acometido por ele.

Para mais informações relevantes sobre o mercado agropecuário, conheça a Jox, e saiba tudo que temos a oferecer para você!