Blog

Os conceitos da agricultura moderna que você precisa conhecer

Você sabe o que é agricultura moderna e quais são os conceitos essenciais para a sua compreensão? Apresentaremos detalhadamente cada um desses conceitos, mostrando sua importância para essa modalidade da agricultura. Confira para saber mais!
 

 

 

A agricultura brasileira é destaque no mundo inteiro, tanto pela sua versatilidade, uma vez que o país é um dos maiores produtores de cana-de açúcar, café, soja, entre outros, quanto no amplo emprego da tecnologia em prol da produtividade e lucratividade. Em relação à aplicabilidade da tecnologia, podemos classificar a agricultura em dois tipos: a agricultura tradicional, que é praticada em pequenas propriedades através de técnicas antigas, sem emprego de tecnologia; e a agricultura moderna, que é o tema central desse texto e sobre a qual falaremos mais detalhadamente no próximo tópico. Vamos lá? Continue lendo!


O QUE É AGRICULTURA MODERNA?

A agricultura moderna é aquela pautada no emprego da tecnologia para auxiliar a produção. Assim, esse modelo de produção foca seus objetivos em práticas agrícolas modernas, inovadoras, visando aproveitar os recursos naturais para produzir mais e melhor, o que faz com que a análise dos impactos ao meio ambiente se torne um fator de muita importância para o sucesso da produção.

 

QUAIS CONCEITOS RELACIONADOS À AGRICULTURA MODERNA EU DEVO CONHECER?

Abaixo, listaremos e detalharemos alguns conceitos que consistem em técnicas essenciais para o sucesso da agricultura moderna.


São eles:

• Melhoramento genético para alto rendimento: o conhecimento da genética das sementes influenciou significativamente o advento da agricultura moderna. Através desse entendimento, especialistas puderam compreender melhor a fisiologia dos vegetais, o que permitiu a criação de sementes melhoradas geneticamente e mais resistentes às intempéries que comumente acometem as plantações, como pragas. O melhoramento genético permite também que certas variedades de vegetais sejam cultivadas em solos que tradicionalmente não seriam apropriados para aquela cultura.

• Rotação de culturas: as técnicas de rotação de culturas permitem o cultivo planejado de diferentes culturas de vegetais em um mesmo espaço, reduzindo os impactos negativos ocasionados pelas culturas únicas, tais como empobrecimento do solo e incidência de doenças. Assim, pode-se obter a variação das espécies cultivadas e a sustentabilidade da produção.

• Uso de ferramentas tecnológicas: as novidades no campo acerca da mecanização da agricultura são fundamentais para a agricultura moderna, pois é através dessas ferramentas que são desenvolvidos sistemas eficazes de preparo de solo, semeadura, irrigação, colheita, dentre outros. Entretanto, para melhor aproveitá-las é necessário planejamento, sobretudo no que diz respeito à responsabilidade no uso de combustíveis.

• Manejo integrado de pragas: a ação de pragas é responsável por um prejuízo anual extremamente significativo na agricultura. Assim, proteger a plantação, seja através de sistemas químicos ou biológicos, é fundamental. Nesse sentido, a agricultura moderna busca associar o uso desses aditivos à redução do impacto ambiental, investindo, principalmente, em controle biológico, que é mais sustentável.

• Gestão da água: a água é o elemento central da agricultura, e sem ela é pouco provável que se faça o aproveitamento adequado do solo. Assim, a agricultura moderna procura desenvolver sistemas de irrigação inteligentes, que reúnam eficácia e responsabilidade ambiental.


Interessado em conhecer mais sobre o setor agropecuário?

Navegue pelo nosso site e conheça a nossa Assessoria Agropecuária, além de todos os demais serviços que oferecemos, você pode entrar em contato conosco pelo formulário do site, telefone, email ou whatsapp. E siga-nos também nas redes sociais!