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Os desafios do desenvolvimento sustentável no Agronegócio

O agronegócio é, sem dúvida, um dos setores que têm grande destaque no PIB (Produto Interno Bruno) do Brasil. Em 2019, o setor chegou a representar 21,4% na soma de bens e serviços, segundo informações do Instituto de pesquisa de meio rural, o CNA. A grande questão ao analisar esse cenário é pensar sobre os desafios do desenvolvimento sustentável no agronegócio. 

 

 

O Agronegócio é, sem dúvida, um dos setores que têm grande destaque no PIB (Produto Interno Bruno) do Brasil. Em 2019, o setor chegou a representar 21,4% na soma de bens e serviços, segundo informações do Instituto CNA (integrante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, voltado à pesquisa na área social e no Agronegócio). A grande questão quando analisamos esse cenário é pensar sobre os desafios do desenvolvimento sustentável no Agronegócio. 

Com a demanda do setor cada vez mais intensa e a economia superaquecida, o agronegócio tem como principal desafio a responsabilidade ambiental dentro das fases de atividades “pré-porteira”, “dentro-da-porteira" e “pós-porteira”. 

Pensando na produção que não cause impactos ambientais, o setor precisa se atentar com relação ao uso de agrotóxicos, contaminação do solo e de mananciais, desmatamento, entre outros fatores que afetam e degradam o meio ambiente. A responsabilidade, no entanto, não é somente do produtor rural, mas também de seus fornecedores, já que ambos anseiam pelo aumento da produtividade nas áreas que atuam e necessitam manter as práticas éticas com o meio ambiente. 

Nesse contexto, o grande desafio para o aumento da produtividade é o rendimento e ao mesmo tempo a sustentabilidade. O setor do agronegócio tem a tarefa de pensar no cenário como uma cadeia que envolve: os produtores, fornecedores e o consumidor final que é aquele que vai adquirir os produtos. 

Por falar na venda dos produtos, as pessoas estão cada vez mais rígidas e conscientes sobre o que estão colocando na “mesa”. Existe uma certa preocupação que leva com que os consumidores pensem na maneira em que o alimento foi produzido, questionando: se as práticas da produção respeitaram o meio ambiente, se a água foi utilizada de forma correta, o solo foi protegido, a biodiversidade da região foi preservada, sintetizando, a válvula é descobrir a maneira que o produtor encontrou para poupar e manter o bem-estar do planeta e dos animais. 

Essa consciência vem sendo passada de geração em geração, pois os hábitos alimentares mudaram de um tempo para cá, assim como a opinião pública com relação ao alimento, por isso é tão importante mostrar ao consumidor que a produção foi realizada com responsabilidade social e ambiental. 

Outra questão a se pensar no agronegócio com sustentabilidade é analisar se a tecnologia utilizada para as atividades também foi politicamente correta na preservação do meio ambiente, afinal, não dá para mencionar a produção sem incluir a tecnologia. 

O incentivo à sustentabilidade vem sendo bastante disseminado entre os produtores da agricultura e pecuária que agora devem olhar para a cadeia com uma visão em longo prazo, ou seja, preocupados com a produção consciente que preserve o planeta em que vivem e que abasteça as casas ofertando produtos de qualidade e sustentabilidade. 

Portanto, daqui para frente, as empresas precisam olhar e avançar na direção de tornar suas atividades mais eficientes, sempre priorizando o lado socioambiental, evitando gerar impactos negativos ao meio ambiente e garantindo um produto final que seja resultado de boas práticas. 

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