Blog

Quais os produtos da agropecuária mais exportados nos últimos 5 anos?

Você já parou para pensar quais são os produtos da agropecuária mais exportados nos últimos 5 anos? Isso não somente é uma curiosidade interessante, mas ajuda o produtor a tomar decisões. Confira o post e descubra a resposta! 

 

 

O Brasil é uma das maiores potências mundiais do agronegócio. Além de garantir uma grande parte do PIB nacional, o país também se destaca nas exportações do setor agrícola. Porém, você já parou para pensar quais são os produtos da agropecuária mais exportados nos últimos 5 anos?

Da mesma forma que é uma curiosidade interessante, esta informação também tem um grande peso estratégico. Afinal, saber os produtos da agropecuária mais exportados ajuda a construir a estratégia do seu negócio. Portanto, confira o post e tire essa curiosidade.


QUAIS SÃO OS PRODUTOS DA AGROPECUÁRIA MAIS EXPORTADOS NOS ÚLTIMOS ANOS?

Antes de mais nada, vamos responder diretamente à pergunta do post. Portanto, confira os produtos da agropecuária mais exportados pelo Brasil nos últimos 5 anos. Porém, vale ressaltar que esta lista não é feita em uma ordem específica, já que as posições variam. 

A soja é o principal produto exportado pelo país. Além disso, o Brasil é o segundo maior do mundo, apenas atrás dos Estados Unidos. E para complementar este volume, também é crucial para uma relação importante, já que o maior comprador é a China. Outro produto da família que também faz muito sucesso é o farelo da soja.

Juntamente com a soja, o milho é o outro grande produto exportado pelo Brasil. É um produto com destinos bem variados, com o Japão e o Irã sendo grandes representantes dos compradores.

Da mesma forma, as carnes também têm um enorme peso na exportação brasileira. A carne bovina e de frango também estão entre os produtos mais exportados do país. Também tem como a China um dos nossos maiores compradores, reforçando mais uma vez a importância do mercado agropecuário na relação com este país.

Por último, e que não poderia ficar de fora, existe o café. Historicamente um dos alimentos mais exportados pelo país, o café ainda se mantém nas pontas. Contudo, não tem o mesmo peso de produtos como a soja ou o volume da época em que liderava.


O QUE ESSAS INFORMAÇÕES SIGNIFICAM PARA O PRODUTOR?

Saber os produtos da agropecuária mais exportados é essencial para o produtor. Afinal, ele pode planejar a sua produção para estar entre os que têm a maior demanda. Acompanhar os resultados das exportações ano a ano é essencial para ajudar a guiar o rumo da sua produção, focando naquilo que pode ser mais rentável em um futuro próximo.

Tudo parte do poder de decisão e das informações que o produtor tem para analisar. Os produtos da agropecuária mais exportados tendem a se manter assim por um tempo, com alguma ou outra variação, o que significa que o produtor pode se colocar em uma posição bem forte.


QUAIS SERÃO OS PRODUTOS DA AGROPECUÁRIA MAIS EXPORTADOS NOS PRÓXIMOS ANOS?

Portanto, é fato que o Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos. Todavia, uma parte relativamente pequena do nosso território é usada para este propósito. Logo, com a demanda cada vez maior por alimentos no planeta, existe uma oportunidade para o país suprir esta necessidade e se tornar uma verdadeira potência mundial.

Para isso, é preciso que haja um investimento maior em sustentabilidade, para não prejudicar a natureza. Também é necessário um investimento em tecnologia e informação, para que o processo seja ainda melhor.

O Jox é uma forma que o produtor tem de encontrar essas informações. Nosso serviço garante para os produtores todas dados sobre o mercado agropecuário, com preços e volume de exportação. Logo, você sempre sabe onde vale a pena investir. Quer conhecer mais? Então, acesse o site e confira!