Blog

Qual a importância de dados passados para entender o mercado agropecuário atual e futuro?

Já pensou como os dados passados podem ajudar o agronegócio no presente e no futuro? Em um setor que busca se modernizar cada vez mais, os dados são muito poderosos. Confira no post e descubra!

 

 

A informação é uma das maiores forças do agronegócio. Afinal, é um mercado com altíssima demanda, especialmente por se tratar de um setor essencial da economia. Portanto, o uso de informações de dados passados é essencial para entender o mercado agora e no futuro.

Ao olhar o passado, o produtor e os gestores do agronegócio têm uma noção muito mais clara para onde o mercado caminha. Assim, se planejam melhor, com um processo de gestão mais eficiente. Quer entender melhor? Então confira!


O PODER DOS DADOS NO MERCADO AGROPECUÁRIO

Em primeiro lugar, é preciso entender como os dados são usados no agronegócio. São informações coletadas de diversas fontes, de modo a se transformar em conhecimento que é aplicado dentro da sua própria produção ou no mercado de forma geral.

Por exemplo, são coletados dados internos sobre o consumo de insumos e combustível, como está sendo feito o plantio, qual é a eficiência das máquinas e outros. Seja como for, o objetivo é tornar sua produção mais eficiente.

Ou seja, você usa estas informações para criar uma linha de referência para o seu desempenho na produção. Logo, no futuro, o produtor entende quando a sua produção está acima ou abaixo do esperado.

 

OS DADOS PASSADOS AJUDAM A ENTENDER O MERCADO FUTURO

Outra principal função dos dados passados no mercado agropecuário é ajudar a entender como se comporta o mercado. É claro que eles nunca são 100% precisos, pois é natural certa variação.

Por outro lado, são excelentes em ajudar a entender o comportamento do setor. Ano a ano, a movimentação tende a se manter parecida, com alguma variação, que é avaliada de acordo com as perspectivas do setor e da economia. Assim, você tem uma projeção muito concreta de como a sua produção se comporta no período em questão.


A IMPORTÂNCIA PARA A TOMADA DE DECISÕES

Analisar os dados é uma forma de fazer a gestão financeira do agronegócio com mais segurança. Portanto, esta prática traz uma enorme mudança para um setor que está cada vez mais modernizado. Durante um bom tempo, os produtores e gestores do agronegócio confiavam na sua experiência para tomada de decisões.

Contudo, atualmente, este método é complementado por uma inteligência de dados bem precisa e eficaz. Um não é melhor que o outro, servindo apenas como forma de se complementar. Com os dados passados, o produtor tem uma forma mais concreta de comprovar o que a sua experiência diz. Em certos casos, também é uma maneira de se questionar e ter novas ideias que cresçam o agronegócio.

O agronegócio está percebendo a importância de se tornar mais moderno. Assim, o uso de dados passados ajuda a controlar e melhorar a produção interna, a entender melhor o mercado externo e a controlar as finanças da produção. Portanto, passa a se tornar uma das armas mais poderosas que qualquer produtor tem a sua disposição.

E a Jox está aqui para ajudar. Em outras palavras, o objetivo é que você, produtor, tenha todos os dados que precisa para tomar as melhores decisões. Ou seja, nosso serviço de pesquisa de preços do mercado é preciso, com informações para ajudar a decidir melhor o rumo do seu negócio. Quer conhecer mais? Então, acesse o site para conhecer os produtos e serviços!