Blog

3 dicas de como proteger a saúde do seu rebanho

Garantir a saúde dos animais, prezando pela sua integridade, é indispensável para garantir os lucros de um produtor. Confira a seguir 3 dicas essenciais para manter os cuidados com a saúde do rebanho sempre em dia!

 

 

Manter os cuidados com a saúde do rebanho sempre em dia é sinônimo de prevenção de problemas maiores, redução de custos e reflete, até mesmo, no valor agregado dos seus produtos. 

Portanto, existem práticas que devem ser adotadas ao longo do ano para garantir a proteção do seu rebanho, e elas incluem os cuidados com a nutrição, o bem-estar do animal, a higiene, entre outras. Tudo isso vai garantir a segurança tanto para a sua produção quanto para o consumidor. 

Veja a seguir, 3 dicas de como proteger a saúde do seu rebanho:


VACINAÇÃO

A vacinação é uma das estratégias mais importantes e eficazes na hora de proteger a saúde do seu animal, por isso ela é a nossa primeira dica. A maioria dos produtores sabe da importância desse passo para prevenir diversas doenças como raiva e febre aftosa, mas é preciso ter alguns cuidados extras.

A eficácia da vacinação está atrelada à qualidade do produto e até ao modo de aplicação. Um detalhe importante, por exemplo, é que cada vacina tem um tipo de seringa específica. Utilize sempre materiais esterilizados e, após o uso, descarte tudo, mesmo que tenha sobrado algum conteúdo nos frascos.

Além disso, é preciso ter cuidado para não vacinar animais doentes e conduzir o processo de maneira tranquila, preferivelmente, em horários com temperaturas mais amenas. Por isso, adquira produtos de boa procedência e faça o processo com o acompanhamento de um profissional responsável.


NUTRIÇÃO

Para que se desenvolvam da melhor forma, os animais precisam de uma nutrição adequada. Portanto, são essenciais água e alimentos frescos, de boa qualidade e em quantidades suficientes.

Quanto aos alimentos, o planejamento será seu melhor amigo nessa hora. Garanta a qualidade destes com fornecedores confiáveis e controle as condições de armazenamento dos mesmos. Guarde a ração de espécies distintas em locais separados e utilize equipamentos diferentes para manusear produtos químicos, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.

Quanto à água, cuide para que ela seja sempre fresca e avaliada constantemente para garantir a sua qualidade. 


LIMPEZA E BEM-ESTAR

Animais estressados, doentes, em desconforto ou desnutridos expressam padrões-hormonais fora do comum, o que pode interferir na qualidade do leite ou da carne.

Você pode começar evitando procedimentos que causem dores desnecessárias e avaliar as instalações onde os animais ficam. Mantenha tudo sempre limpo, com ventilação e espaço adequados, evitando que fiquem todos apertados ou em risco de fuga.

Ainda sobre a segurança, observe se não há risco do animal entrar em contato com plantas venenosas ou materiais tóxicos, mantendo-os livres de perigos. Por fim, para que tudo saia como planejado, cuide do treinamento dos seus funcionários, pois são eles que lidarão com os animais durante a rotina e devem estar atentos em seguir os protocolos.

Em suma, garantir a saúde dos animais, prezando pela sua integridade, é indispensável para garantir os lucros de um produtor. 
Navegue pelo nosso site e descubra todos os produtos e serviços que podemos te oferecer. Conheça nossos planos clicando aqui.