Blog

3 dicas para a condução do rebanho

Você sabe quais são as melhores formas de conduzir o seu rebanho? A JOX, empresa de Assessoria Agropecuária, lhe dá as melhores dicas. Confira nosso novo post e tire todas as suas dúvidas!

 

 

Nem sempre a relação do homem com o animal se dá de forma tranquila. No entanto, conduzir o rebanho é possível com o manejo adequado, sempre respeitando o espaço do animal, evitando qualquer problema que possa prejudicar a sua saúde e, consequentemente, sua produtividade. 

Conheça, a seguir, algumas dessas práticas.


A RELAÇÃO DO CONDUTOR COM O REBANHO

Com o planejamento adequado, a relação entre os homens e o gado melhora e todo o sistema de produção funciona com eficiência, o que se reflete em sua condução. Tudo fica mais fácil se o animal estiver bem tratado, livre de doenças e de desconfortos, tais como medo, estresse, dores ou necessidades físicas, como fome e sede. 

Da mesma forma, é importante investir na formação adequada daqueles que irão lidar com a condução do gado. Instruções e treinamentos podem ser a resposta para evitar problemas no manejo desses animais, bem como fazer com que os mesmos saibam como lidar com possíveis acidentes que prejudiquem tanto o homem quanto os bichos.

Por fim, estabelecer confiança pode ser fundamental. O condutor deve permanecer parado em meio aos animais e esperar alguma aproximação por parte deles. Também é importante não realizar movimentos bruscos ou mesmo correr. Estabelecida essa confiança, o condutor poderá se aproximar dos animais sem perigo.


A CONDUÇÃO DO REBANHO

Além da boa relação entre o condutor e o rebanho, outros pequenos detalhes podem auxiliar na condução do gado:

• É importante estabelecer uma zona de fuga, ou seja, um distanciamento entre o condutor e o rebanho. Geralmente, o gado costuma se dispersar, se essa zona for violada. Ainda, conhecer o tamanho adequado da zona de fuga e saber diminui-la é essencial na lida diária, daí advém a necessidade de treinamento do condutor.

• É essencial conhecer o ponto de equilíbrio, pois é a partir dele que se dará a condução. Por exemplo, o gado, como qualquer presa, tende a fugir para o lado contrário do que o está ameaçando, afastando-se do homem. Assim, se a intenção é conduzir o gado para a esquerda, o ideal é caminhar para a direita e entrar na zona de fuga o suficiente para que haja desconforto e, portanto, dispersão. É disso que se trata o ponto do equilíbrio. 

• O uso de uma bandeirola pode ser um método muito eficiente de condução, sem o uso de violência. Porém, ela não deve ser usada para cutucar os animais, somente como uma extensão do braço para melhorar os movimentos que chamam a atenção do rebanho, impedem sua passagem ou servem para defender-se de um ataque.


INFRAESTRUTURA

Outra parte fundamental da condução advém da infraestrutura da fazenda. O local deve ser adaptado para assegurar ao gado espaço e proteção em um ambiente limpo e salubre. 

No entanto, a infraestrutura vai muito além. Trata-se desde a distância entre o pasto e as instalações, até o tamanho, o formato e a capacidade dos corredores e cercas, bem como dos tipos de pisos, pastos e da ausência de relevos que possam causar acidentes.

Se precisa saber como estão os preços do boi e ter acesso a reportes mensais, anuais e inúmeras séries históricas, entre em contato com a JOX. Estamos muito capacitados para te dar um acompanhamento diário da realidade do mercado agropecuário. Estamos à disposição: contato@jox.com.br