Blog

3 fatores que podem melhorar a produção de ovos

O consumo de ovos cresce a cada ano, por isso, os produtores precisam estar atentos com os fatores que interferem na sua produção. Leia o texto e saiba mais!

 

 

Procurar meios de melhorar a produção de ovos não é uma novidade no mercado. Já é quase uma tradição em pequenas propriedades complementar a alimentação das galinhas com cálcio para deixar a casca do ovo mais dura.

Além da adição de cálcio na ração oferecida aos animais, o produtor também pode mudar algumas das características do espaço e alimento dado às galinhas para melhorar a produção. Algumas delas são:


ILUMINAÇÃO

A capacidade da galinha de produzir ovos está diretamente ligada à quantidade de luz a que ela tem acesso durante o dia. É por isso que nos períodos de outono e inverno, a produção cai ou cessa, já que os dias são mais curtos e a oferta de iluminação natural é menor.

A galinha precisa de 14 horas de luz diária para manter a produção de ovos. Nesse sentido, o produtor pode melhorar a produção, instalando um sistema de iluminação artificial no espaço das galinhas, garantindo que elas tenham o tempo de iluminação de que precisam.


TEMPERATURA

Os hábitos das aves em geral são influenciados pela temperatura do ambiente, isso não é diferente para as galinhas. No verão, quando as temperaturas são altas e o calor é intenso, o espaço dos animais deve ser bem ventilado e dispor de sombra. Além disso, água fresca deve estar sempre disponível e o espaço precisa ser protegido da chuva.

Durante o inverno, quando as temperaturas ficam mais baixas, também é possível tomar algumas atitudes para melhorar a produção. O primeiro passo é proteger o espaço das aves contra o vento, evitando a diminuição da sensação térmica.

Nos períodos de frio, os animais vão precisar de uma quantidade maior de comida para manter a temperatura do corpo. Portanto, certifique-se de fornecer a quantidade ideal de alimento.

Também é necessário atenção com a temperatura da água, pois ela não pode estar muito fria ou os animais não vão ingerir a quantidade correta de líquido. Por isso, a água oferecida às galinhas deve estar com uma temperatura em torno de 15 graus.


ALIMENTAÇÃO

Além da suplementação de proteínas e cálcio, já comuns nas rações para postura, é possível melhorar a produção, alterando a forma de lidar com a ração. Primeiro, não fazer grandes estoques porque quanto mais velha a ração, menor a sua quantidade de vitaminas.

Também é importante estar atento às condições da ração no coxo. Rações molhadas precisam ser retiradas e substituídas por grãos secos. Além disso, a alimentação deve ficar disponível para os animais a todo o momento, assim, o produtor garante que as galinhas estão ingerindo comida suficiente.

CLIQUE AQUI e conheça a JOX, empresa especializada em assessoria agropecuária, pronta para fornecer informações para melhorar o seu negócio.