Blog

Qual a importância da assessoria agropecuária na criação do rebanho?

Você já sabe para que serve a assessoria agropecuária na criação de rebanhos? Para que não fique mais dúvida alguma, hoje trazemos um artigo que pode te ajudar muito. Confira já!

 

 

Você já pensou em procurar por assessoria agropecuária? Com as constantes mudanças do mercado, é natural que os criadores de rebanho tenham dúvidas. Acredite, você pode expandir e muito os seus negócios com uma mãozinha.

Antigamente, era comum no setor de agropecuária muita coisa ser resolvida com o “boca a boca”. Embora ainda haja um pouco dessa cultura, sabemos bem que hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo. 

Sendo assim, aqui vão algumas coisas nas quais uma boa assessoria pode te ajudar:

• Orientações com dados consistentes sobre o mercado de exportação;
• Ficar por dentro de como andam os preços;
• Saber as tendências do mercado de aves, bovinos e suínos;
• Tirar dúvidas quanto possibilidades de ração;
• Avaliar balanços comerciais em tempos de COVID-19.

O fato é que a rotina dos criadores de rebanho é cheia de tarefas. Por isso, ter todas as informações facilitadas faz toda a diferença, não é mesmo?


ASSESSORIA AGROPECUÁRIA NA ANÁLISE DE PREÇOS

Assim como qualquer negócio, a criação de rebanhos exige uma constante análise de preços. Alcançar bom faturamento e ter boa margem é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo? 

Como diz um chavão popular: informação é poder! Portanto, sim, na agropecuária estar em dia com as informações faz toda a diferença. 

Geralmente, tanto para quem está começando, quanto para quem está há um bom tempo no mercado, surgem algumas dúvidas. Quanto investir em determinadas cabeças de criações, quanto investir em insumos? E mais: o quanto cobrar em dólar no mercado externo? 

Como as pessoas têm mais o que fazer, focar em pesquisar constantemente nesse tipo de informação daria um trabalhão. Ainda mais para aqueles empreendimentos cujas equipes são mais enxutas.

Por isso, o papel de uma assessoria agropecuária está justamente em levar informações e análises simplificadas. É como ter um “mapa da mina”! Quer dizer, por uma via única, ficar por dentro de tudo o que realmente interessa, sem rodeios. 


A TECNOLOGIA TOMOU CONTA DO AGRO

Cá entre nós, não há mais dúvidas de que a agropecuária foi tomada pela tecnologia. Entretanto, quando pensamos em tecnologias do tipo, muita gente pensa mais em maquinários, insumos e profissionais de contato direto.

Assim como em outros setores, a especulação tem tomado conta da agropecuária. Por isso, reter boas informações faz toda a diferença. Sobretudo, em um período cheio de dúvidas como este, em plena pandemia de COVID-19. 

Se por um lado investir em tecnologias assertivas para constante aprimoramento da produção, o momento também pede análises assertivas. 

Não só em termos de preços de vendas, como também, de protocolos internacionais para maior qualidade das carnes. Há constantes e preciosos estudos que a zootecnia pode oferecer, por exemplo.

Há ainda diversos estudos quanto sustentabilidade, a presença do fator humano nas criações e medicações usadas com as criações. Seja como for, o papel da assessoria agropecuária é justamente fornecer todas essas informações bem mastigadas.

Viu só a importância de investir em assessoria para a criação de rebanhos? Saiba mais sobre nossos serviços de assessoria agropecuária!