Blog

O que esperar do mercado de grãos?

O mercado agropecuário continuará aquecido na temporada 2020/2021, com o setor de grãos se tornando o carro chefe das exportações e influenciando uma recuperação econômica pós-pandemia. Saiba mais lendo o artigo a seguir! 

Apesar do baque que o setor econômico sofreu em 2020 devido à pandemia do novo Coronavírus, o mercado de grãos não foi afetado como as outras áreas e mostrou um desempenho ainda maior do que nos outros anos.

Continue a leitura e veja o que esperar do mercado de grãos para 2020/2021.


MERCADO 2019/2020 

De acordo com o relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o mercado de grãos caminha para um fechamento de safra histórico.

Entre os itens com mais demanda estão a soja e o milho, com cultivo histórico. Sendo o primeiro com uma produção de 120,9 milhões de toneladas, um aumento de 5,1%; e o último com um resultado de 102,1 milhões de toneladas, diferença de mais de 2,1% do ano anterior.

O relatório também compara a área de cultivo no Brasil. O espaço destinado ao mercado de grãos, da safra 2018/2019, teve um crescimento de 2,64 milhões, o que aumentou a quantidade de insumos plantados e também a quantidade de produto comercializado.


O QUE LEVOU AO AUMENTO DO SETOR AGRÍCOLA? 

O fortalecimento do mercado de grãos não se deu apenas pelo tamanho da área de cultivo. O relatório da Conab também apontou que o setor ficou aquecido devido ao aumento das exportações, a desvalorização do real e o maior consumo interno dos grãos para alimentação animal.

Todos esses índices colaboraram para estimular a produção de milho e soja e isto deve continuar para o próximo ano.

Mesmo durante a pandemia, os exportadores de grãos enviaram mais de 60,3 milhões de toneladas de insumos para outros países. O número representa um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.


PREVISÕES PARA 2020/2021 

E se o mercado de grãos teve um desempenho surpreendente na safra 2019/2020, a próxima temporada apresenta boas previsões.

O 1º levantamento da Safra da Conab, publicado no começo de outubro, estima que haverá um aumento de 7% no consumo de milho no Brasil, colocando a produção em 72 milhões de toneladas, com um crescimento de 13% das exportações, prevendo o envio de mais de 39 milhões de toneladas no próximo ano.

O aumento exponencial no mercado de grãos para a próxima temporada se dá pelo mesmo motivo do crescimento deste ano: a desvalorização do real e o aumento do lucro ao optar pelo mercado externo.

O comportamento pode ser um dos pilares que ajudará na recuperação econômica do pós-pandemia, combinada aos estímulos financeiros oferecidos pelos bancos ligados à negociação de commodities.

Outro ponto importante é que a Conab prevê um aumento no valor dos grãos, chegando a R$ 42,32 a saca de 60 quilos entre Maio e Junho do ano que vem.

Além disso, também está previsto uma expansão da área plantada, com o milho atingindo cerca de 19,8 milhões de hectares, área 7% maior se comparada à região atual; e a soja ocupará um terreno de 37,8 milhões de hectares, sendo 2,8% maior do que se tem hoje.

Quer saber sobre exportações e preços dos grãos no mercado interno? Então entre em contato conosco e conheça nossos relatórios e assinaturas, certamente temos o produto ideal pra você!