Blog

O impacto da pandemia do Coronavírus sobre o mercado do agronegócio.

Como será o impacto da pandemia do Coronavírus sobre o mercado do agronegócio? Confira o post e entenda o que a quarentena significa para este setor, e como o produtor pode agir nesta situação! 
 

 

 

O impacto da pandemia do Coronavírus sobre o mercado do agronegócio é a questão que está na mente de praticamente qualquer produtor. Enquanto a maior preocupação é, sem dúvida, conter o vírus e garantir a saúde da população, os impactos econômicos também começam a preocupar.

Se você também tem esta dúvida, confira o post para entender o impacto da pandemia do Coronavírus sobre o mercado do agronegócio. E não se esqueça de tomar todos os cuidados e ouvir os avisos dos profissionais de saúde para ficar em casa.


O QUE DIZ A CNA SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS SOBRE O MERCADO DO AGRONEGÓCIO?

Assim como praticamente todos os setores da economia, a CNA também se pronunciou em relação ao impacto da pandemia do Coronavírus sobre o mercado do agronegócio.

O setor agropecuário tem um papel crucial de manter a produção. Primeiramente, de modo a garantir o abastecimento da população, tanto em relação aos produtos como na logística. Além disso, existe a preocupação em diminuir os impactos no próprio setor.

Logo, é preciso entender quais são as áreas mais impactadas.


QUAIS SETORES SOFRERAM O MAIOR IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS SOBRE O MERCADO DO AGRONEGÓCIO?

Por conta das recomendações dos órgãos de saúde fecharam: 

- Restaurantes; 
- Bares; 
- Feiras livres.

Com isso, houve uma grande diminuição nos pedidos de frutas e hortaliças. Outro impacto é na dificuldade logística em movimentar estes produtos, o que era feito por meio de aviões de passageiros. Como estes estão suspensos, é preciso encontrar outra opção.

Outros produtos que mostram bastante dificuldade são as flores e plantas ornamentais, por conta da baixa procura deste setor. Enfim, a lista de alterações nos preços dos produtos é enorme. 

Estas quedas e aumentos são explicados pelas particularidades de cada produto e as flutuações do mercado. O ideal é acompanhar os boletins da JOX para entender como estão as altas e baixas dos preços.


O QUE TEM APRESENTADO ALTA?

Porém, o problema para o produtor é que todas as mudanças estão ocorrendo de forma bem rápida. Neste meio tempo, o dólar disparou, o que tem impacto nos preços dos insumos agrícolas. Ao passo que alguns dos maiores compradores de alimentos brasileiros têm uma demanda menor, os impactos nas exportações são grandes.

A China está voltando a comprar soja e boi, o que significa que os preços devem aumentar. Além disso, o preço do leite também deve subir, porém a demanda por queijos e iogurtes deve cair. Por fim, o café também teve altas de preço.


COMO SE PREPARAR PARA OS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS?

É evidente que um setor como o agropecuário não pode parar durante a epidemia. Afinal, as pessoas precisam se alimentar, mesmo em momentos de crise. 

Portanto, a maior preocupação deste setor é tomar todos os cuidados para garantir a produção, enquanto diminui os impactos da doença. Contudo, como vimos acima, as mudanças na demanda de cada tipo de produto mudam muito, especialmente neste momento caótico. 

Ou seja, o impacto da pandemia do Coronavírus sobre o mercado do agronegócio será bem grande. Os danos já começam a ser vistos durante este momento de emergência. Porém, devem continuar mesmo depois que a crise passar. 

Logo, o produtor rural deve sempre ficar atento às notícias e recomendações dos órgãos especialistas no assunto.

Atualmente, a informação é sua maior vantagem. Por isso, aqui na JOX, você encontra tudo o que precisa saber sobre o impacto da pandemia do Coronavírus sobre o mercado do agronegócio. Portanto, acesse o site e fique por dentro de todas as novidades.