Blog

Por que a previsão do tempo é importante para a Agricultura?

O sucesso na agricultura depende de muitos detalhes, que precisam ser estudados com muito cuidado, e um dos fatores mais importantes é o clima. Saiba por que é fundamental saber sobre a previsão do tempo em sua atividade rural.

 

 

A produção agrícola é cada vez mais profissional e estruturada, baseada em longos estudos para que se alcancem os melhores resultados. Isso ajuda a gerar lucros financeiros, além de preservar as terras, buscando evitar desperdício de qualquer tipo de matéria-prima por um futuro mais sustentável possível.

Entre os diversos aspectos que precisam ser levados em conta está a questão da previsão meteorológica. Com o avanço tecnológico, são várias as ferramentas que podem ser utilizadas pelos agricultores para preverem melhor o comportamento do clima na região produtiva, permitindo um planejamento mais estratégico e diminuindo os riscos de problemas que levem a perdas significantes no trabalho.

A seguir, falaremos mais sobre a importância da previsão do tempo para a Agricultura, citando os principais fatores que fazem desta prática uma grande aliada na hora de planejar e executar os processos de produção rural.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Primeiro de tudo, conhecer as condições meteorológicas é importante para que o agricultor possa desenhar um cronograma preciso dos momentos em que realizará determinadas ações na sua produção. 

Por exemplo, qual é a hora certa de iniciar o plantio? Considerando que é importante que as sementes recebam bastante água para germinarem corretamente, é fundamental saber os períodos em que pode haver uma seca, o que atrapalharia o processo. Por outro lado, períodos de chuva podem ser uma boa opção.

O mesmo vale para outras ações, como aplicação de produtos no solo, colheita, etc. O fato é que cada ação depende de algumas condições ideais, inclusive climáticas. Por isso, ter um acompanhamento das previsões do tempo é essencial para não acontecerem erros no planejamento de uma safra.


CONTENÇÃO DE RISCOS

Como se trata de uma produção que exige um investimento alto em qualidade e tecnologia, os agricultores não podem se dar ao luxo de não terem um plano para conter riscos. E saber sobre o clima é um dos passos neste trabalho de diminuição dos problemas.

Por exemplo: é possível prever uma fase de seca ou de tempestades. Sendo assim, o profissional da área rural pode analisar seu planejamento e realizar alterações, como atrasar uma colheita, objetivando não correr o risco de perder a safra por conta de intempéries da natureza. Assim, ele trabalha para proteger seu trabalho e, certamente, o prejuízo pelo atraso de alguns dias ou semanas será menor do que se perder todo o fruto de uma atividade que durou meses.


MELHOR ALOCAÇÃO DE RECURSOS E RESULTADOS

Por fim, ainda podemos falar que, conhecendo as previsões do tempo, os agricultores podem encaixar melhor seus recursos, investindo mais em um momento no qual o clima está propício para a produção e, depois, se controlando na hora em que a situação for mais difícil. Assim, evitam-se custos desnecessários e que sejam jogados fora por conta de situações climáticas.

Além disso, a tendência é que, potencializando o trabalho nas semanas e meses certos, o agricultor chegue a uma safra de melhor qualidade, com resultados mais expressivos e ganhos financeiros maiores. Isso sem falar no fato de que, registrando as informações meteorológicas, o agricultor pode criar uma base de dados para prever anos seguintes. Mas, neste sentido, é preciso cuidado, já que as mudanças climáticas vêm se acentuando nos últimos tempos e não se pode basear o planejamento de um ano exclusivamente no comportamento do clima na temporada anterior.

Estas são algumas das razões pelas quais os agricultores precisam investir no conhecimento da previsão do tempo em suas plantações. Conhecer este fator é essencial para que o planejamento e a execução sejam melhores, levando também a ganhos no resultado final.


Você conhece a JOX?

Somos uma empresa completa de assessoria agropecuária, capaz de coletar, reunir e te entregar as mais relevantes informações sobre os preços e o mercado do setor. Navegue pelo nosso site, saiba mais e assine nossos relatórios!